Sonhos de Menina 1.6: Repelentes para gestantes

Repelentes para gestantes

Olá pessoal, tudo bom?

Hoje vamos falar de um assunto não tão legal, mas que com toda certeza servirá como alerta e prevenção contra picadas de insetos e principalmente por mosquito que possa estar infectado pelo Zica vírus.

 Vivemos em um país tropical onde temos que conviver com mosquito praticamente o ano inteiro. Hoje vivemos uma epidemia de infecções virais potencialmente grave para as gestantes, como Dengue e Zica, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypty.

Há algumas semanas o Ministério da Saúde confirmou a relação entre os casos de Microcefalias que ocorreram em algumas regiões do Brasil e o Zica Vírus. Então o cuidado deve ser redobrado as gestantes para prevenção de infecções transmitidas por insetos como Dengue e Zica. Para isso é importante o uso de um repelente de insetos adequado.

As gestantes devem se proteger contra a picada do inseto de todas as maneiras possíveis com o uso de repelentes, roupas compridas e telas nas janelas.
 Também podem e devem espalhar pela casa repelente natural como óleo de citronela, andiroba, cravo, entre outros.
No Brasil existem 3 tipos de repelentes possíveis:

Icaridina
DEET
IR3535

A Icaridina na concentração de 20 a 25% (marca mais famosas é o Exposis) é o repelente de maior duração na pele, conferindo aproximadamente 10 horas de proteção contra os insetos.

 O DEET é o repelente mais comum e mais fácil de ser encontrado nas farmácias e supermercados (OFF, Autan, Repelex, entre outros). É um repelente muito eficiente, mas sua duração depende da concentração de DEET no produto. Infelizmente no Brasil a ANVISA só autoriza a venda de repelentes com concentração de DEET de até 15%, o que confere proteção máxima por 6 horas (produtos com concentração 25% - 50% estão disponíveis em outros países e são mais eficazes). Gestantes devem escolher repelentes com DEET na versão para adultos (15%) com 6 horas de duração e não a versão infantil, que tem apenas 6 a 9% do ativo e duração mais curta (2 horas).

O IR3535, conhecido como loção antimosquito Johnson's, é indicado para crianças de 6 meses a 2 anos. Tem duração muito curta, necessitando de reaplicações a cada 2 horas, o que pode deixar a gestante desprotegida em períodos de longa exposição.

Os repelente naturais como citronela e andiroba tem rápida evaporação e, portanto um tempo de proteção muito curto, de 10 a 20 minutos. Precisando ser reaplicado várias vezes para ser garantida a sua proteção.

Vale lembrar que o mosquito da Dengue e o Zika tem hábitos diurnos, então o uso de repelente deve priorizar esse período. Principalmente nas áreas que ficam expostas como braços, pernas e pés. E reaplicando mais de uma vez ao dia.

Aproveitem as dicas, converse com seu médico e proteja-se.

Beijos, Thau!

Obs.: Essas recomendações são baseadas nos produtos atualmente disponíveis e permitidos pela ANVISA no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário