Sonhos de Menina 1.6: Wearables: A próxima tendência no mundo da moda - Segundo a Belas Artes

Wearables: A próxima tendência no mundo da moda - Segundo a Belas Artes

Quando falamos em tendência de moda, não estamos simplesmente buscando informações sobre qual cor será usada na próxima estação. Há muito mais ciência e pesquisa atrás daquela coleção que agente vê na passarela e já fica louquinha para usar, mais do que agente imagina!

durante a SPFW N41, na semana passada, agente teve a oportunidade de conferir as últimas tendências de consumo e moda que irão mudar nossos hábitos nos próximos anos. Gente, muita tecnologia já está disponível e prontinha para revolucionar o  nosso guarda-roupa!

Quer ter uma ideia, até alguns anos atrás, as semanas de moda eram divididas por estações bem definidas (primavera/verão/outono/inverno). Nós tínhamos que esperar as grandes revistas de moda trazer sua cobertura para conhecer o que estava por vim e ainda esperar meses até que chegasse até as lojas! Hoje isso já mudou! Esta edição da SPFW, por exemplo, foi intitulada N41 (número 41) e não mais define a estação! Vimos coleções que pode ser usadas tanto no verão ou inverno...

Além disso, muitas marcas já estão apostando no conceito "see now, buy now". Ou seja, com consumidoras cada vez mais antenadas e ávidas por novidades, não vale a pena mais "guardar" tanto segredo, as peças são disponibilizadas praticamente no dia seguinte! E toda indústria precisa trabalhar integrada e rápida para as novas necessidades!

Mas não para por aí! A tecnologia está cada vez mais inserida no processo criativo de designers e estilistas. A turma fitness, por exemplo, que já não vive sem o smartphone e smartwatch para resgistrar cada passo e caloria gasta durante aquela corridinha matinal, terá como controlar isso e muito mais na própria roupa e calçado!  É a chamada tecnologia de vestir ou wearable technology! Algumas peças vão além, e prometem deixar você relaxado, zen, totalmente sem estresse!!! Já pensou?!

E o processo de fabricação também está mudando. Já pensou em "imprimir" sua peça de roupa na sua impressora 3D? Pois é, já tem gente testando essas possibilidades! E tem gente usando esse recurso para criar peças tridimensionais e com materiais antes inimagináveis na passarela de moda. Aliás, reparem nesse top da Patrícia Cardim, diretora da Belas Artes! Ele foi feito em uma impressora 3D! Aja criatividade!

E os óculos virtuais que ampliam nossa realidade?! Permitindo que agente se sinta passeando na Quinta Avenida, em Nova York, sem sair do nosso próprio quarto!? Não, isso não é um filme de ficção, meus amores, já está acontecendo!

O mais bacana é ter acesso a essas informações graças a centros de pesquisas, como o FabLab da Belas Artes! Não pe atoa que essa instituição só está crescendo! Eles trazem as novidades mais high tech! Detalhes que impactam nosso dia a dia, o modo como nos vestimos, nos maquiamos, escolhemos nossas compras, compartilhamos nossos momentos! Muita informação!

Queria muito compartilhar um pouquinho de tudo que eu tenho visto da semana de moda, para vocês também ficarem antenadas com as novidades que estão por vir, meus amores!

Beijos, beijos

Karol Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário